Caso haja indícios da prática de alienação parental, é importante buscar ajuda profissional para avaliar a situação e buscar uma solução adequada. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:
- Buscar ajuda de um advogado especializado em direito de família: O advogado pode orientar sobre as medidas judiciais cabíveis e ajudar a reunir provas para demonstrar a prática de alienação parental.
- Buscar ajuda de um psicólogo: O psicólogo pode avaliar a situação e identificar os possíveis danos causados à criança. Além disso, pode orientar sobre como lidar com a situação e como minimizar os efeitos negativos da alienação parental sobre a criança.
- Procurar o Conselho Tutelar: O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em casos de suspeita de alienação parental, é possível recorrer ao Conselho Tutelar para buscar orientações e denunciar a situação.
- Buscar medidas judiciais: Caso seja comprovada a prática de alienação parental, é possível buscar medidas judiciais, como a revisão da guarda, a aplicação de multa ou a suspensão do poder familiar.
O importante é buscar ajuda especializada e agir com cautela, sempre visando o bem-estar e a saúde emocional da criança. A prática de alienação parental é considerada um ato grave e que deve ser combatido, visando sempre o melhor interesse da criança.
LEMBRE-SE: Cada caso deverá ser analisado de acordo com sua particularidade. É importante que você sempre procure um advogado especializado em Direito de família para discutir pessoalmente todos os detalhes do seu caso
Você precisa contratar um advogado? Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.
Acompanhe os nossos conteúdos sobre direito de família nas redes sociais. Siga no Instagram e Facebook @nunes