Você sabe o que é inventário? Entenda o procedimento da divisão da herança.
O inventário é um processo realizado após o falecimento de uma pessoa. Nele será apurado o patrimônio (bens, direitos e dívidas) deixado pelo falecido e ao final do inventário ocorrerá a partilha dos bens aos herdeiros.
O procedimento de inventário é obrigatório. Os bens não poderão ser gastos, vendidos ou gerenciados até que o procedimento seja realizado. Portanto, você só tem acesso à herança se realizar o inventário, caso contrário os bens ficarão bloqueados e sujeitos à incidência de multas.
O inventário pode ser realizado por ação judicial (inventário judicial). Todavia, caso inexista testamento, todos os herdeiros sejam maiores e capazes e houver concordância quanto aos termos da partilha dos bens, poderá ser processado em cartório (inventário extrajudicial).
Este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.
Você está convidado (a) para acompanhar nossos conteúdos sobre direito de família. Siga no Instagram e Facebook @arievlisnunes