Você está visualizando atualmente O que é e qual a finalidade estudo social e psicossocial em processos de guarda?

O que é e qual a finalidade estudo social e psicossocial em processos de guarda?

O estudo social e psicossocial em processos de guarda é um processo que busca avaliar a situação de crianças e adolescentes envolvidos em disputas familiares e fornecer informações para auxiliar juízes na tomada de decisões.

O estudo social é conduzido por assistentes sociais e tem como objetivo avaliar as condições socioeconômicas da família, a relação entre os pais e a criança, a rotina e o ambiente em que a criança vive, bem como as condições de saúde, educação e lazer da criança.

Já o estudo psicossocial é realizado por psicólogos e tem como objetivo avaliar a saúde emocional e psicológica da criança, suas necessidades e desejos, o relacionamento com os pais e outros familiares, e a possibilidade de ajuste a uma nova realidade em caso de mudanças na guarda.

Esses estudos são importantes porque ajudam os juízes a tomar decisões justas e baseadas em informações concretas, levando em consideração o bem-estar da criança. As informações fornecidas pelos estudos também podem ajudar as famílias a encontrar soluções para seus problemas, evitando conflitos futuros.

LEMBRE-SE: Cada caso deverá ser analisado de acordo com sua particularidade. É importante que você sempre procure um advogado especializado em Direito de família para discutir pessoalmente todos os detalhes do seu caso

Você precisa contratar um advogado? Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.

Acompanhe os nossos conteúdos sobre direito de família nas redes sociais. Siga no Instagram e Facebook @arievlisnunes

Deixe um comentário