Você está visualizando atualmente O que é alienação parental?

O que é alienação parental?

Alienação parental é uma prática que ocorre quando um dos pais ou responsável por uma criança, de forma intencional ou não, age de maneira a prejudicar o relacionamento da criança com o outro genitor ou responsável. Essa prática pode levar à rejeição da criança em relação a um dos pais ou responsáveis, e, em casos extremos, pode causar danos emocionais duradouros para a criança.

Algumas das formas de alienação parental incluem:

  • Falar mal do outro genitor ou responsável para a criança;
  • Impedir ou dificultar o contato da criança com o outro genitor ou responsável;
  • Fazer comentários negativos sobre o outro genitor ou responsável nas redes sociais;
  • Mentir para a criança sobre o outro genitor ou responsável;
  • Influenciar a criança para que ela rejeite o outro genitor ou responsável.

A alienação parental é considerada uma prática prejudicial para a criança e pode ser enquadrada como um ato de violência psicológica. No Brasil, desde 2010, a Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010) prevê sanções para quem pratica a alienação parental, que podem incluir desde advertência até perda da guarda do filho.

Em caso de suspeita de alienação parental, é recomendável buscar a ajuda de um advogado especializado em direito de família e de um psicólogo para avaliar a situação e buscar uma solução adequada, visando sempre o bem-estar e a saúde emocional da criança.

LEMBRE-SE: Cada caso deverá ser analisado de acordo com sua particularidade. É importante que você sempre procure um advogado especializado em Direito de família para discutir pessoalmente todos os detalhes do seu caso

Você precisa contratar um advogado? Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.

Acompanhe os nossos conteúdos sobre direito de família nas redes sociais. Siga no Instagram e Facebook @arievlisnunes

Deixe um comentário