Sim, é possível fixar a guarda compartilhada do filho mesmo quando os genitores moram em cidades diferentes. Embora a distância possa dificultar a rotina da guarda compartilhada, é importante lembrar que o objetivo da guarda compartilhada é permitir que a criança mantenha um relacionamento saudável com ambos os pais, mesmo após a separação.
Para que a guarda compartilhada funcione quando os pais moram em cidades diferentes, é preciso que os pais estabeleçam um plano de custódia que atenda às necessidades da criança e que seja viável para ambos os pais. Esse plano pode incluir visitas regulares, período de férias escolares, feriados e datas especiais, além de um sistema de comunicação frequente entre a criança e o outro genitor, como videochamadas, e-mails e mensagens de texto.
É importante lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário que um dos genitores mude de cidade para que a guarda compartilhada funcione. Nesses casos, é possível recorrer à ajuda de um advogado especializado em direito de família para que a transição seja feita de forma mais tranquila e com a menor interferência possível na vida da criança.
LEMBRE-SE: Cada caso deverá ser analisado de acordo com sua particularidade. É importante que você sempre procure um advogado especializado em Direito de família para discutir pessoalmente todos os detalhes do seu caso
Você precisa contratar um advogado? Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.
Acompanhe os nossos conteúdos sobre direito de família nas redes sociais. Siga no Instagram e Facebook @arievlisnunes