No momento, você está visualizando ENTENDA OS NOVOS GOLPES DO PIX E COMO SE PROTEGER

ENTENDA OS NOVOS GOLPES DO PIX E COMO SE PROTEGER

O PIX é um serviço digital para transferências bancárias gratuitas e instantâneas. Por facilitar o dia-a-dia, o PIX se popularizou entre os brasileiros, assim como as tentativas de golpes usando o serviço. Conheça os principais golpes e saiba como se proteger.

01. GOLPE DO WHATSAPP CLONADO: quando uma conta de WhatsApp é clonada, é possível que seja instalada em um dispositivo diferente. Com acesso ao perfil, o golpista aborda os contatos da vítima e pede ajuda financeira, de preferência com transferência por Pix.

Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o Pix. Se desconfiar da mensagem, não conclua a operação até ter certeza da identidade do recebedor. Além disso, ative a confirmação de duas em etapas em seu celular.

02. INVASÃO DE CONTA: Esse golpe ocorre quando a vítima é levada a clicar em links suspeitos recebidos por SMS ou no WhatsApp. O golpista rouba os dados de acesso, invade a conta bancária da vítima e desvia dinheiro por meio do Pix.

Não clique em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de chaves Pix;

03. FUNCIONÁRIOS FALSOS:  o golpista se passa por funcionário do banco em que a vítima tem conta e informa que precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos para regularizar o registro. A vítima, então, é induzida a fazer uma transferência via Pix.

Funcionários de bancos também fazem testes com o Pix. Em caso de suspeita, procure a equipe oficial do banco;

04. BUG DO PIX: São fake news que afirmam que um bug no Pix permite que o usuário receba de volta um prêmio em dinheiro quando transfere valores para determinadas chaves. A vítima acredita e envia dinheiro diretamente para o golpista (o dono da chave supostamente contemplada). 

Dinheiro fácil, anunciado em mensagens em redes sociais, deve ser um sinal de alerta para todos os usuários.

Bônus: Muitas lojas virtuais aceitam pix como forma de pagamento. Antes de efetuar uma compra se atente a preços muito abaixo do mercado, pesquise a empresa e o trabalho realizado por ela e consulte se existem reclamações na internet por meio do reclameaqui.com.br ou consumidor.gov.br.

Caso necessite de esclarecimentos em relação ao assunto abordado, fique à vontade para entrar em contato com nosso escritório.

Siga no Instagram/Facebook: @arievlisnunes Lá postamos conteúdo sobre principais assuntos jurídicos.

Deixe um comentário